Quantcast
Channel: Pira For Kids
Viewing all 131 articles
Browse latest View live

Férias: Piquenique!

$
0
0
As férias já estão acabando, mas as crianças continuam inquietas? Nessa hora surge o dilema: o que fazer com os pequeninos para que este dia seja especial? Shoppings e cinemas podem estar cheios, então que tal optar por um programa ao ar livre? Resgatamos uma agradável tradição familiar: o piquenique.

Veja aqui algumas dicas para planejar o dia e curtir ao lado das crianças.

Itens Essenciais

Comes e bebes: para sair da dupla salgadinho + refrigerante, prepare sanduíches leves, com ingredientes que as crianças gostam. O papel alumínio é a opção mais indicada para embalar. Importante: evite maionese, que pode estragar no calor. Outras opções para a hora do lanchinho são:
Frutas inteiras, pois são bastante resistentes à temperatura, caso não haja refrigeração adequada;
Pães industrializados ou caseiros podem ser levados fatiados, bem como bolos (sem cobertura e sem recheio). Isso evita o uso de facas que possam estar inadequadamente limpas;
Biscoitos que venham em embalagens menores, em porções individuais. Assim, evita-se o abre e fecha do pacote e muitas mãos tocando as bolachas;
Sucos de frutas (industrializados ou naturais) em garrafas térmicas bem fechadas. Se houver bolsa térmica, os sucos individuais em caixinhas de 200 ml se tornam a opção mais segura e prática;





Brinquedos: Liberou geral! O dia é das crianças; uma ótima oportunidade para levar aqueles brinquedos que elas nem sempre podem usar no apartamento: patins, bicicleta, bola de futebol.



Vestimentas: A dica é pra família toda: usar roupas confortáveis. Tênis, moletom, tecidos leves - e uma muda de roupa para as crianças, para o caso da temperatura mudar.



Outros itens importantes: Primeiro de todos: a toalha, claro! Escolha uma grande, que possa acomodar todas as comidas. Almofadas, para poder descansar enquanto as crianças se divertem. Filtro solar - pra reforçar, claro! Não esqueça de passar o protetor na família toda antes mesmo de sair de casa, mesmo se o dia estiver nublado…

O resto é por sua conta e criatividade.




Farofa.la: alimentação saudável e gostosa para toda a família

$
0
0
Hoje temos uma dica especial para o começo de ano dos nossos leitores, uma novidade que vai dar aquela força para cumprir a meta de "se alimentar melhor" (que todo mundo faz, mas poucos conseguem seguir).




A Farofa.la é um sistema de assinatura de snacks gostosos e saudáveis, preparados com ingredientes que a gente adoraria incluir na alimentação das crianças, mas não sabe como. Funciona assim: você se cadastra no site, escolhe os snacks que preferir (ou recebe uma combinação surpresa todo mês, para experimentar novos sabores e sair da sua zona de conforto), e recebe em sua casa uma caixinha com 10, 20 ou 40 snacks, que você pode consumir nos lanchinhos entre as refeições, deixar na bolsa para uma fome fora de hora ou mandar na lancheira das crianças.


Os snacks vem acondicionados em uma embalagem hermética que pode ser fechada novamente se você não comer tudo de uma vez. Nós experimentamos alguns deles e ficamos surpresas com o sabor, e principalmente com a aceitação das crianças! Você pode conhecer todos os snacks disponíveis aqui, mas nossos preferidos foram os palitinhos de parmesão com chia e o cacau caju, com amêndoas de cacau glaceadas e lascas de coco.


Quem quiser se informar mais pode entrar no site ou na fan page do Farofa.la. E quem experimentar, volta pra contar qual foi seu snack preferido?




Férias: Jogos

$
0
0
Dias chuvosos e friozinhos são o terror dos pais com crianças de férias em casa. O que fazer para distrair os pequenos? Como tirá-los da frente da televisão e do videogame???
Que tal investir nos jogos? Alguns jogos clássicos, que fazem sucesso há várias gerações, são boas opções de divertimento em família, vale a pena conhecer.
"Mais do que diversão, os jogos de tabuleiro podem se transformar em um importante estímulo para o desenvolvimento do seu filho. Na hora da brincadeira, as crianças trabalham a comunicação verbal, o raciocínio lógico e a interação social, habilidades essenciais para o crescimento dos pequenos.

Para a psicopedagoga Eliana de Agostini, as férias são uma ótima oportunidade para se criar o hábito dos jogos em família. “Além de estreitar os laços e aproximar pais e filhos, os jogos estimulam a imaginação, a criatividade, a concentração, a autoestima e até mesmo o equilíbrio das crianças”, recomenda a especialista. " (Fonte: Revista Crescer)
Fizemos uma seleção de jogos que contemplam várias faixas etárias, até os menorzinhos podem se divertir!
Uno: A mecânica do jogo é fácil e divertida - basta jogar as cartas que combinarem com a cor, número ou símbolo daquela que estiver no monte de descarte. A primeira pessoa a se livrar de todas as cartas que tiver nas mãos antes de seus oponentes ganha pontos. Mas, os participantes não podem vacilar! Quando tiverem apenas uma carta na mão, devem gritar: UNO!
Candy Land: Pegue uma carta e combine as cores para mover-se nos espaços do tabuleiro. Não é preciso saber ler para jogar, apenas conhecer cores.
Pula Macaco: Acerte os macacos no galho das árvores com a ajuda de trampolins. Quem acertar mais macacos ganha a competição.
Jenga: Um jogo de estratégia. Escolha bem o bloco e seja preciso em seus movimentos. Passando os blocos da base para o topo, mostre que você é habilidoso, tomando cuidado para não derrubar a torre.
Cai Não Cai: Puxe a vareta sem deixar a bolinha cair. Um emocionante teste de equilíbrio onde a criançada vai ter que se virar para manter a tranquilidade.
Cara a Cara: O seu personagem tem olhos castanhos? Não! Aumente sua chance de acerto com perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não'. O segredo é adivinhar quem é o personagem misterioso do seu adversário, antes que ele adivinhe o seu!
Detetive: Percorra a cidade e colete as provas que apontem (ou inocentem) o assassino, a cena do crime e a arma utilizada. Ao juntar todas as provas, faça a acusação: Será que o assassino foi o Coveiro Sérgio Soturno, na floricultura, com a pá? Se outro detetive mostrar uma carta com um desses elementos, você seguiu uma pista falsa.
Banco Imobiliário: Podem jogar de 2 a 6 pessoas, as quais escolhem a cor de seus piões, colocando-os no ponto de partida. O melhor para jogar com os amigos, com o Banco Imobiliário você pode fazer fortuna com seus imóveis ou acabar indo à falência!
Soletrando: Soletrando é uma supercompetição de soletração para você e toda a sua família. Neste jogo dinâmico e educativo você poderá brincar com as 1.200 palavras.

Férias: Biblioteca Municipal

$
0
0
O período das férias é o momento perfeito para conhecer a Biblioteca Municipal com as crianças. E para quem já conhece, vale a pena continuar frequentando!
E se você precisa de motivos para levar as crianças, nós te damos vários:
A Biblioteca Infantil, apesar de ainda não ser informatizada, é muito organizada e agradável. Segundo o site oficial, eles tem mais de 15.000 livros infantis, incluindo os clássicos da literatura infantil, contos, lendas e obras modernas, e todos os livros são organizados por assunto e autor. Na entrada da Bibilioteca Infantil também há uma estante com algumas sugestões de leitura sempre muito interessantes, e contemplam todas as faixas etárias.
Além dos livros, a Biblioteca ainda conta com um acervo enorme de gibis e revistas infantis. A Biblioteca infantil tem várias mesas e cadeiras, e ainda contava com um tapete grande e várias almofadas, que foram retiradas recentemente, esperamos que coloquem novamente.
Também não podemos deixar de mencionar as atendentes da Biblioteca Infantil, que são muito solícitas e simpáticas, e podem te ajudar a encontrar o livro que você procura, e ainda dar muitas dicas de livros interessantes.
A Biblioteca Municipal fica na Rua Saldanha Marinho, nº 333, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 horas, e aos sábados, das 8:00 às 12:00 horas. Para fazer o empréstimo de livros (até 3 livros por vez, prazo de 10 dias para devolução), é preciso fazer a carteirinha da Biblioteca, e para isto basta levar uma foto 3x4 recente, um documento de identidade (RG, certidão de nascimento, RG escolar), um comprovante de endereço recente e a autorização do pai ou responsável (para menores de 14 anos).
E iniciando um projeto que há muito tempo estava no papel, a partir dessa semana vamos dar dicas de livros infantis de qualidade, e que podem ser encontrados na Biblioteca Municipal! Para quem não quer, não pode, ou não tem certeza se quer comprar um livro, por que não emprestá-lo? Então fiquem ligados para as nossas dicas!

Férias: Praça José Bonifácio

$
0
0
A Praça José Bonifácio, também conhecida como Praça da Catedral, é um local muito frequentado nas férias pelas famílias de Piracicaba. Situada no centro da cidade, a praça, que se chamava Praça da Matriz, é o local onde se construiu a primeira igreja oficial ao padroeiro da cidade.
A praça tem uma área grande, perfeita para brincadeiras. A praça também é o local escolhido por muitas famílias para pedalar com as crianças, andar de skate, patinete e patins. Para as crianças pequenas, a grande atração são os carrinhos conduzidos por simpáticos senhores. Em um fusquinha, uma carroça ou até mesmo um foguete, as crianças podem passear por toda a praça, os papais e mamães devem ter boas lembranças desses passeios.
A praça também abriga um parquinho, com balanço, gira-gira, escorregador e tanque de areia. Também é uma boa opção para gastar a energia da criançada. O passeio fica completo com um bom copo de caldo de cana, à venda ali pertinho, ou talvez um suco geladinho na Tropical Sucos. Um pacote de pipoca fresquinha e uma caixinha de estalinhos garantem mais um dia divertido de férias!

Férias: Estação da Paulista

$
0
0
Um passeio imperdível em Piracicaba é a Estação da Paulista. A estação, construída em 1922, foi tombada como patrimônio histórico em 1996, e foi restaurada e transformada em um grande espaço cultura e de lazer.
Hoje chamado de Centro Cultural Estação da Paulista Pacheco Ferraz, o local conta com todas as facilidades que procuramos ao sair com as crianças: estacionamento amplo, sanitários (em estado razoável de conservação), bebedouros, e uma área coberta para "emergências". Além da pista de caminhada, e uma pista de ciclismo ao lado (as crianças podem andar de bike enquanto as mamães caminham), ainda há um campo de futebol, duas quadras esportivas, e o parquinho.
O parquinho é um capítulo à parte. Muitos brinquedos, bem conservado, várias opções de diversões para as crianças. Balanços simples, balanços de cavalinho, escorregadores, gira-gira, muito espaço para correr, tudo que os pequenos precisam para gastar energia!
A Estação da Paulista também conta com um braquiador. Braquiador é o brinquedo abaixo, que, entre seus benefícios, "aumenta a força dos membros superiores, melhora a respiração e desenvolve o equilíbrio." Para saber mais sobre ele, visite o blog Ensine Seu Filho.
O espaço ainda conta com um jardim zen, e muito espaço com sombra, mesas de piquenique e muitos bancos para descanso. A Estação da Paulista fica aberta todos os dias, das 8:00 às 17:00, inclusive sábados, domingos e feriados.

Férias: SESC Piracicaba (Atualizado)

$
0
0
O Sesc Piracicaba é um daqueles passeios que não é muito divulgado, muita gente não conhece, e pode pensar que é necessário ser sócio ou trabalhar no comércio para frequentar. É verdade que algumas áreas estão reservadas somente para os comerciários (como a piscina e a sala de internet), mas a maior parte do Sesc é aberta ao público em geral - e o melhor, de graça!
A praça principal do Sesc abriga um parquinho com brinquedo de madeira voltado para crianças de até 12 anos. Fica num local agradável, com bastante sombra e bancos para acompanhar a brincadeira das crianças de perto.
Além da praça principal, o Sesc também tem uma grande área verde, perfeita para brincadeiras, além de duas quadras, um ginásio e várias salas de ginástica e atividades que abrem aos finais de semana para o público em geral.

O Sesc também tem um espaço especial que busca resgatar algumas brincadeiras de antigamente, e a aproximação de pais e filhos através de jogos e brinquedos. É chamado de Sesc Curumim, também é livre para o público em geral, e além dos brinquedos e jogos, o espaço também oferece várias oficinas de artes, confecção de brinquedos e variedades, todos os finais de semana.

E além de tudo isso, em janeiro a unidade abriga o Sesc Verão, com atividades especiais para as crianças durante as férias. 
O SESC fica na Rua Ipiranga, nº 155 - Centro, e funciona de terça a sexta, das 13:00 às 22:00 e aos sábados e domingos, das 9:15 às 18:18. O telefone é 3437-9292. Você também pode consultar a programação pelo Site ou pelo Facebook.


Estante das Crianças: Pai, Não Fui Eu!

$
0
0
Livro delicioso de Ilan Brenman 







A imaginação infantil pode ir longe - tão longe a ponto de fazer parte da própria realidade em que vivem os pequenos. Brincando com essa poderosa capacidade de inventar típica da infância, Ilan Brenman narra a história de um pai que, enquanto trabalhava tranquilamente no escritório de sua casa, ouve um estrondo. A filha dele, que presenciou o desastre, logo chega para dar explicações: o barulho foi por causa do livro italiano gigante - o preferido do pai - que, de repente, despencou da prateleira da estante. E quem o deixou cair foi o leopardo, que, ao ver a menina folheando o livrão, disse que adorava ler e se aproximou, mas acabou esbarrando nele e lá foi o livro gigante estante abaixo...

Depois de todo aquele esclarecimento, qual não foi a surpresa do pai ao abrir o seu livro!... Com um final surpreendente e divertido, esta é uma pequena amostra da relação entre pais e filhos.
















50 Decisões Vitais Para o Futuro De Seu Filho - Parte I

$
0
0
1 // Dar uma educação multicultural
No mundo globalizado, é essencial saber conviver com o diferente e enxergar a riqueza de cada cultura. “Vale colocar seu filho desde cedo para estudar línguas, incentivar que tenha contato com gente de outras religiões, de outros países e níveis sociais, além de organizar viagens para novos lugares”, indica a doutora em educação Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco.

2 // Ser muito mais que amiga do seu filho
“Aos pais, cabe a árdua função de corrigir, de repetir as regras até que fiquem claras. Já o amigo é aquele que a tudo consente”, diz o jornalista Gilberto Dimenstein, presidente da ONG Cidade Escola Aprendiz, em São Paulo.

3 // Trazer os colegas dele para perto
Abra as portas de casa para recebê-los. “A maior parte dos adolescentes que chegam para tratamento começou a usar drogas por incentivo de um amigo”, conta a psiquiatra Jackeline Giusti, especialista em dependência química do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

4 // Dar mesada
Comece quando ele tiver cerca de 12 anos. “Com esse instrumento, seu filho aprenderá a fazer escolhas e planos”, diz Jurandir Sell Macedo Jr., professor de finanças pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina e autor de A Árvore do Dinheiro (Campus).


5 // Não exigir muito, nem muito pouco
Quando se cobra sempre da criança um nível muito alto de desempenho, ela se frustra e desanima, pois é impossível ser excelente em tudo. Já aquela que não tem que lidar com nenhuma exigência pode interpretar isso como desinteresse dos pais e, da mesma forma, não usará todo o seu potencial para vencer.

6 // Ensinar a ouvir
“Num cenário interdependente e multicultural, a capacidade de escutar e a sensibilidade para entender o ponto de vista do outro serão um diferencial”, diz a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora de Comunicação entre Pais e Filhos (Integrare Editora). Transmita esse valor ouvindo o que seu filho tem a dizer e ensinando-o a prestar atenção nas suas palavras.

7 // Não ter medo dos games
“Há jogos que desenvolvem lógica e raciocínio rápido, como Civilization V e Starcraft”, indica o educador Roger Tavares, pós-doutorando em tecnologias da inteligência pela Pontifícia Universidade Católica-SP.

8 // Valorizar o estudo e não o sucesso
Conte a seu filho que cada ano a mais de escolaridade corresponde a um aumento de 15% no futuro salário. “É preciso resgatar a ideia de que a educação continua sendo a principal porta de entrada para uma carreira bem-sucedida”, afirma Wanda Engel.

9 // Fazer com que ele tenha várias turmas
Não concentre as atividades na escola. Deixe o futebol para o clube, o balé ou judô para a academia. Conhecer muita gente significa ter mais oportunidades de selecionar as amizades com critério e de não se sujeitar àquelas que não lhe fazem bem. Ou seja, menos riscos de sofrer bullying.

10 // Promover o espírito empreendedor
“Isso habilitará seu filho para, aos poucos, gerenciar a própria vida”, diz Maria Tereza Maldonado. Crianças pequenas podem ser convidadas a ajudar na arrumação dos brinquedos e da cama. Já os mais velhos são capazes de assumir desafios maiores, como administrar a própria mesada.



Receitinhas da Família

$
0
0
Inaugurando nossa seção de receitas do blog, um delicioso pão de queijo e um brigadeiro cremoso com morangos. Aproveitem!

PÃO DE QUEIJO MACIO E DELICIOSO
(Fonte: Site Not 1)

Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida e espremida
1 xícara de chá de óleo
2 ovos inteiros
600 gramas de polvilho azedo
Sal a gosto

A partir da mandioca cozida e espremida, vá adicionando o restante dos ingredientes. Coloque os ovos um a um separadamente, o óleo e o sal. O ideal é que seja, no máximo, uma colher de sopa rasa de sal. Adicione o polvilho aos poucos, dependendo do tamanho da mandioca. Misture tudo e, após lavar as mãos, vá enrolando. Depois de enrolado, é só levar ao forno até ele começar a dourar.



BRIGADEIRO CREMOSO COM MORANGOS
(Fonte: Blog Veronica Laino)

Ingredientes:
2 xícaras de leite em pó
4 colheres de sopa de adoçante culinário em pó ou açúcar
1 xícara de água quente
1 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
20 morangos médios (aproximadamente uma caixa)

No copo do liquidificador adicione a água quente, em seguida adicione o leite , o adoçante, a margarina, o cacau em pó e a baunilha. Bata por 3 minutos.
Despeje este creme em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos. Reserve. Após lavar os morangos, pique-os em pedaços pequenos. Reserve.
Montagem: em uma vasilha de vidro coloque uma camada de morango picado, cubra com uma camada do brigadeiro ainda morno, faça mais uma camada de morango e finalize com o restante do brigadeiro. Enfeite com morangos inteiros.
Sirva em seguida. Se preferir leve à geladeira por uma hora e sirva a sobremesa gelada.




** Imagens meramente ilustrativas. As receitas não foram testadas pela equipe Pira For Kids, e são de inteira responsabilidade dos links indicados. **

Experiências Científicas Em Casa: Chuva!

$
0
0
Que tal aproveitar a época de chuvas para fazer algumas experiências científicas com as crianças? E o melhor, você pode fazer tudo no conforto da sua casa, com materiais que você já tem. A dica é da Revista Recreio, que ensina dois experimentos para entender como a chuva funciona. Confiram:

Faça um barômetro em casa

Materiais:
  • 1 pote plástico
  • Massa de modelar
  • 1 régua
  • Água
  • 1 garrafa pet
  • 1 tira de papel
  • Fita adesiva
Como fazer:
  1. Prenda a massinha no canto do pote e fixe a régua na massinha.
  2. Encha o pote com 8 centímetros de água e a garrafa com mais ou menos dois terços.
  3. Tampe a garrafa com a mão e, com cuidado, vire-a de cabeça para baixo no recipiente.
  4. Cole a tira de papel na garrafa e marque o nível de água dia a dia.
O que acontece: o barômetro mede a pressão atmosférica. Se o clima está seco, o nível da água sobe, porque a pressão aumenta e empurra a água. Já quando o clima está úmido, a pressão diminui e o nível de água desce. Aí há boa chance de chover.



Entenda a evaporação da água

Material:
  • 2 potes de vidro
  • Giz de cera ou caneta permanente
  • Papel-alumínio
Como fazer:
  1. Coloque água até a metade dos potes e marque os dois níveis de água com giz.
  2. Cubra um dos potes com papel-alumínio e deixe os dois em um lugar aberto por cinco dias. Não deixe que a chuva caia dentro dos potes!
  3. Compare e note que o pote coberto terá mais água.
O que acontece: com o calor, a água dos dois recipientes evapora. No pote coberto, o papel-alumínio impede o vapor de escapar. Aí ele se condensa, mantendo o nível de água. Já com o pote descoberto acontece o mesmo que com as poças de água formadas pela chuva: o calor faz com que evaporem.


Sugestões Para A Páscoa!

$
0
0
Páscoa chegando, e a internet está repleta de opções para animar esse feriado: programas culturais, restaurantes, receitas trabalhosas, supermercados repletos de lançamentos de ovos de páscoa com brindes...

Por isso, nossa sugestão para essa Páscoa é... SIMPLICIDADE.

Aquele velho clichê de que "menos é mais" se encaixa perfeitamente no espírito da Páscoa. E você não precisa de idéias mirabolantes, ovos de páscoa gigantes recheados de brinquedinhos e um banquete nas refeições para comemorar esta data com a sua família.

Confira a partir de hoje nossas dicas para aproveitar esses dias com seus filhos de uma forma prática, deliciosa e acima de tudo, simples!

Sugestões Para A Páscoa - Filmes

Dica: Horta ou Mini Jardim em Casa (Atualizado)

$
0
0
Você não precisa de um quintal grande, ou um jardim enorme na frente de casa. Mesmo em apartamentos ou casas pequenas você pode montar uma pequena horta ou um mini jardim em casa, basta ser criativo:




A dica de hoje é chamar as crianças e plantar em pequenos vasinhos algumas ervas aromáticas, temperos ou até mesmo flores para enfeitar a casa. Confira o passo a passo:



1 - Você pode usar vasos de barro, cerâmica ou plástico. A primeira camada deve ser de telhas. 
(Dica: a loja de produtos populares - vulgo 1,99 - na Rua Governador, próximo à Rua Riachuelo, vende um conjuntinho com 6 vasos de plástico por um precinho ótimo!)

2 - A segunda camada é de argila expandida. Você pode substituir essa camada por bandejas de isopor (aquelas, de supermercado, usadas para embalar carnes e frios). A dica é do blog decoracao.com.

3 - Coloque uma camada fina de areia (opcional).

4 - Coloque a terra, que você já pode comprar adubada em lojas de jardinagem ou lojas populares.

5 - Coloque a muda ou a semente (no caso de sementes, a camada inferior de terra deve ser bem maior).

6 - Complete o vaso com terra, e regue.


As ervas precisam de pelos menos 3 horas de sol diários, de preferência sol da manhã. Para não afogar sua plantinha, a dica é regar apenas quando a terra estiver seca (as crianças vão adorar colocar o dedo na terra para sentir a umidade). Inclua as crianças nos cuidados com a plantinha, seja colocando ou tirando-a do sol, e regando sempre que necessário - um borrifador facilita o trabalho e evita que a planta fique encharcada.

****

Neste final de semana colocamos em prática as dicas acima e começamos nosso mini jardim:



Alyssum, ou flor de mel, é uma planta de folhas pequenas e flores delicadas, muito perfumadas. Propagam-se com facilidade, e precisam de sol e água moderados.


A vida é bela - com nossos filhos

$
0
0


1 - Não dê lição nem sermão. Explique. Pratique.

2 - Se quiser que ele fale com você, escute-o.

3 - Deixe os avós o mimarem. É bom demais!

4 - Conte ao seu filho uma história em que ele é o herói.

5 - Aja com os outros como você gostaria que ele agisse.

6 - Ajude-o a dominar uma atividade qualquer - violão, quadrinhos ou caratê.

7 - Diga "Eu te amo" mais vezes. Não apenas quando ele vai para a escola.

Como Ensinar Responsabilidade Ao Seu Filho

$
0
0
Crie tarefas regulares para a criança. Há algumas específicas para cada idade:

Aos 2 anos: ajudar a regar as plantas, guardar os brinquedos.


De 3 a 4 anos: ajudar a cuidar do gato ou do cachorro, a plantar flores, a regar a grama, a fazer sanduíches para o lanche, a colocar e a tirar a mesa (embora garfos e facas possam acabar em lugares estranhos).



De 5 a 6 anos: ajudar a fazer a cama (não ficará excelente, mas e daí?), ajudar a dobrar, pendurar e guardar roupas, a preparar o lanche e os salgados para a escola, a assar biscoitos, trazer o jornal, alimentar os animais de estimação.



A partir de 6 anos: pôr o lixo para fora, esvaziar a máquina de lavar louça, passar o aspirador, tirar o pó dos móveis, separar roupas para lavar, trocar a areia da caixa do animal de estimação, levar o cachorro para passear, ajudar a guardar as compras de supermercado.




(Fonte: Revista Crescer // Extraído do Livro Criando Filho Único)

Dica: Massinha Caseira

$
0
0
Existem muitas receitas de massinha caseira na internet, algumas bem simples e outras com ingredientes mais difíceis de encontrar, como creme tártaro. Mas nossa dica hoje é uma massinha muito simples de fazer, com ingredientes simples e que fica num ponto perfeito.

 
A receita é das organizadoras do encontro Brinquedos e Brincadeiras Populares: basta misturar 1 kilo de farinha de trigo e 1 kilo de sal refinado. Adicione água até dar o ponto. Depois de pronta você pode separar em várias partes e adicionar um pouco de tinta guache para preparar massinhas de várias cores. A textura dessa massinha é muito boa, não gruda, não tem cheiro, e se for armazenada em um pote com tampa, dura bastante.



Sessão Cineminha: Tainá - A Origem

$
0
0
Tainá - A Origem é o terceiro filme brasileiro sobre a personagem Tainá, e está em cartaz no Shopping Piracicaba por mais uma semana.


"Tainá - A Origem volta aos primórdios da vida da indiazinha, encontrada recém-nascida sob os frondosos galhos de uma árvore sagrada pelo ermitão Pajé Tigê. Cinco anos depois, ela acompanha o avô adotivo até a aldeia para a escolha do novo guerreiro defensor da floresta. O ritual é proibido às mulheres, mas Tainá (a princesinha Wiranu Tembé) participa e acaba hostilizada pelo cacique da tribo. Do seu lado mesmo só o avô e Gobi, um indiozinho que, inexplicavelmente, passa o dia conectado à internet através de seu notebook


Ao voltar para casa, chateada com o acontecimento, Tainá decide que é hora de buscar suas origens e, mesmo cheirando a leite, se embrenha na mata em busca de respostas. Em sua trajetória cruza o caminho de Laurinha, patricinha que se perdeu na selva depois de, inadvertidamente, se vê dentro de um balão sobrevoando a floresta."
(Fonte: Cineclick)


Apesar de não ter boas críticas dos sites especializados, o filme agrada o público infantil, que se encanta com a história da indiazinha e com a mensagem de preservação ambiental do filme.

Para quem ainda não assistiu, deixamos o trailler do filme e a música da trilha sonora, "Toque Patoque":









E quem já assistiu, deixe seu comentário. O que achou do filme???

Brinquedos Indicados Para Cada Idade

$
0
0
Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança. Apresentamos abaixo alguns brinquedos educativos indicados para cada faixa etária, que auxiliam no desenvolvimento da criança.

0 a 5 meses
Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.

6 meses a 1 ano
Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações,  caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.

1 a 2 anos
Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.

2 a 3 anos
Bolas, muitos blocos de brinquedos para empilhá-los e colocá-los dentro de caixas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou piscina, brinquedos de equilibrar um em cima do outro. Nesta idade deve-se ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.

3 a 4 anos
Triciclo, carrinho grande de puxar, aviões, trenzinhos, brinquedos infláveis, bolhas de sabão, caixas de areia com pás e cubos, cabaninhas, casas de bonecas, ferramentas de brinquedos, massinha de modelar, objetos domésticos, fantasias, máscaras, fantoches, instrumentos musicais de brinquedo como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores, brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de formas e tamanhos variados, jogos e quebra-cabeças simples, lápis de cor e papel para desenhar (círculos, bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir), livros com diferentes ilustrações e histórias alegres.

4 a 6 anos
Esta é a fase do mundo imaginário, sua criatividade está se desenvolvendo. Os brinquedo nesta fase devem auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, por exemplo: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos.  Nesta idade, a criança começa a sentir o que chamamos de medos infantis, como o medo do escuro, as bruxas, o bicho papão e outras coisas feias que impedem que a criança durma, desta forma recomendamos uma boneca ou um ursinho de pelúcia, que tem a função de ajudar as crianças a superarem esta fase.

acima de 6 anos  
Jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate, jogos eletrônicos, de memória, videogames, patinetes, futebol de botão, laptops, brinquedos colecionáveis, chaveiros, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas, kits, pistas de carrinhos, quebra- cabeças.



Enviado pela Pirilampo Brinquedos Criativos


Direitos Naturais das Crianças - Rubem Alves

Viewing all 131 articles
Browse latest View live